Presidente Executivo


Reginaldo Braga Arcuri é, desde 2011, Presidente Executivo do Grupo FarmaBrasil, associação da indústria farmacêutica de pesquisa e de capital nacional brasileiras, que reúne as empresas Achè, Biolab, Cristália, Libbs, Eurofarma, Hebron, Hypermarcas, União Quimica e EMS . Foi presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entidade do MDIC responsável pela articulação, promoção e execução da Política de Desenvolvimento Produtivo do País de 2007 a 2011. Nesse período foi Presidente do Conselho Fiscal do BNDES e membro do Conselho Nacional do SEBRAE.

No mesmo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, foi Secretário Nacional de Desenvolvimento da Produção, membro do Conselho da BNDESpar, coordenador dos Fóruns de Competitividade, do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP) e negociador dos Acordos Automotivos do Brasil no MERCOSUL e com o México, em conjunto com o MRE, tendo chefiado Missões brasileiras para China, Índia e Cuba.

Em Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Indústria e Comércio, Secretário Executivo do Encontro das Américas , Presidente da COHAB e do Conselho de Desenvolvimento Industrial, além de Presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI) .

É natural de Juiz de Fora, onde foi Superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na qual é professor (licenciado) do Departamento de História. É Especialista em história do Brasil pela Universidade Federal Fluminense.


Vice Presidente Executiva


Adriana Diaféria Marwell é doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Mestre em Direito das Relações Sociais pelo curso de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994).

Atualmente é Vice-Presidente Executiva do Grupo Farmabrasil, desde 2012. Foi Diretora Executiva do Grupo FarmaBrasil (2011-2012). Foi Gerente Jurídica da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. (2008-2011), Diretora do Departamento de Economia da Saúde, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos no Ministério da Saúde. (2007-2008), Coordenadora da Área de Biotecnologia, Fármacos e Medicamentos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. (2005-2007) Foi pesquisadora pela UNESCO no Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. (2004-2005).

Foi Professora de Direito no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Autora de quatro livros: Biodiversidade, Patrimônio Genético e Biotecnologia no Direito Ambiental. SP: Saraiva 2012 (em co-autoria e 2ª edição); Patentes de Genes Humanos e a Tutela dos Interesses Difusos. RJ: Ed. Lumen Juris, 2007; Clonagem Humana: aspectos jurídicos e bioéticos, SP: EDIPRO, 1999. Autora de diversos artigos especializados na matéria.



Equipe Técnica


  • Cláudia Figueiredo
    Economista
  • Emanuelle Giomo
    Farmacêutica
  • Luana Araújo
    Farmacêutica
  • Tatiana Nogueira
    Advogada