Fundado em junho de 2011 para conduzir a representação institucional da indústria farmacêutica brasileira de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), hoje o Grupo FarmaBrasil reúne 12 empresas brasileiras de capital nacional: Aché, Biolab, Biomm, Bionovis, Blanver, Cristália, EMS, Eurofarma, Hebron, Libbs, Orygen e Recepta.

As empresas associadas ao Grupo FarmaBrasil respondem juntas por 30% de todo o volume de medicamentos fabricados no Brasil, empregam mais de 30 mil colaboradores e investem, em média, acima de 6% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento (P&D), superando a média da indústria farmacêutica brasileira, situada na faixa de 8%.

Fortalecidos e com estrutura técnica comparável aos melhores laboratórios farmacêuticos do mundo, os associados do Grupo FarmaBrasil são responsáveis pela completa reconfiguração do setor produtivo brasileiro de medicamentos nos últimos anos. Se há pouco mais de uma década as empresas nacionais ocupavam papel coadjuvante, hoje assumem posição central no setor. Das 10 maiores empresas farmacêuticas em operação no país, 4 são de controle de capital nacional, sendo 3 delas associadas do Grupo FarmaBrasil.

Além de investir no desenvolvimento de fármacos e medicamentos de síntese química de alta complexidade assim como fitoterápicos, as empresas do Grupo FarmaBrasil também estão voltadas ao desenvolvimento de medicamentos biológicos. As associadas do Grupo FarmaBrasil trabalham alinhadas na construção desta nova plataforma tecnológica de desenvolvimento e produção de produtos farmacêuticos de alta relevância terapêutica no Brasil, o que impacta no desenvolvimento da indústria nacional, na ampliação do acesso com qualidade a tratamentos de alto custo, além de contribuir para o equilíbrio dos gastos públicos e efeito positivo sobre a balança comercial de medicamentos.