
Assessor do GFB participa do evento de reabertura do Congresso e conversa com Ministras e parlamentares
1 de fevereiro de 2023
Conexões FarmaBrasil: 1º webinar de 2023 fala sobre inovação no complexo industrial da saúde
7 de fevereiro de 2023Ministra da Saúde, Nízia Andrade, se encontra com Embaixador Otávio Brandelli na posse do diretor da OPAS, Dr. Jarbas Barbosa

A Ministra da Saúde do Brasil, Dra. Nísia Trindade Lima, realizou visita oficial a Washington, D.C., nos dias 30 e 31/01, por ocasião da cerimônia de posse do novo Diretor da OPAS, o brasileiro Jarbas Barbosa. Além da cerimônia e de encontro com o Dr. Jarbas Barbosa, a Ministra reuniu-se com:
- Presidente do BID, Ilan Goldfajn
- Vice-Presidente Regional do IFC (World Bank Group), Alfonso Garcia Mora
- Ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzotti
- Ministra da Saúde do Chile, Ximena Aguilera
- Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Xavier Becerra
- Ministro da Saúde do Haiti, Dr. Alex Larsen
Em recepção ao corpo diplomático na Missão do Brasil (30/01), o Representante Permanente do Brasil, Embaixador Otávio Brandelli, destacou a centralidade da diplomacia da saúde na agenda internacional; as possibilidades de trabalho da integração regional, em especial entre os Ministros de Saúde do MERCOSUL ampliado; a capacidade do setor produtivo nacional; questões relacionadas à fabricação local e seu tratamento em acordos internacionais; a crucialidade do sistema de patentes; e as possíveis sinergias entre o Brasil, a OPAS, e o BID, tendo em conta que esses dois organismos passaram a ser comandados por brasileiro no início deste ano.
Em sua fala, a Ministra Nísia Trindade salientou o espírito da cooperação e da integração regionais, inclusive no nível de Ministros de Saúde. Mencionou o apoio do Brasil ao mandato do Dr. Barbosa, que considera um dos “construtores do SUS”. A pandemia da Covid-19, afirmou, fortaleceu a importância de questões como a capacidade produtiva nacional e regional, assim como a saúde mental. Destacou ainda a prioridade dada pelo Governo brasileiro à questão da saúde indígena.
O novo Diretor da OPAS, Dr. Jarbas Barbosa, discorreu sobre prioridades para sua gestão e manifestou a intenção de trabalhar mais de perto com as Missões Permanentes em Washington. Destacou que a cooperação com o Brasil trará benefícios para toda a região, por exemplo no tocante ao fortalecimento e universalização dos sistemas de saúde.
.